Teatro Municipal Belmira Villas Boas

O Festival de Cinema de Muriaé (FCM) é um evento cultural que busca o reconhecimento das produções audiovisuais nacionais e regionais. Ao longo de suas edições, foram construídas versões presenciais e online, possibilitando a permanência desta ação cultural.

­­­­­­­A Zona da Mata Mineira é uma grande produtora de conteúdos audiovisuais, em vista disso, os produtores culturais, Euler Luz e Fernanda de Paula, sentiram a necessidade de criar um Festival servindo como uma vitrine, uma janela de exibição, dando visibilidade a esses filmes regionais.

Todo nosso esforço tem sido em manter as atividades do Festival, levando ao público a força e a beleza do cinema brasileiro, que sempre movimenta muita energia e alegria, com a boa vibração do público. Suas três primeiras edições foram presenciais e desde 2020, novos desafios e perspectivas foram impostos aos nossos cotidianos – sobretudo devido a pandemia da COVID-19 – porém, apesar desses novos dilemas, o cinema e a cultura como um todo, devem permanecer vivos e fortes.

Com isso, o FCM inovou em 2020, construindo uma versão inteiramente online, para que todos pudessem desfrutar da beleza da 7ª arte, no conforto de suas casas. No momento em que vivemos (2021), a 5ª edição do Festival chega novamente aos quatro cantos do Brasil, exibindo uma seleção de filmes curtas-metragens de excelência.

Ao abrir espaço para filmes regionais, incentiva o cinema regional, com grande interesse do público. Essa forma presencial e online de vivenciar o cinema não é apenas válida, como também necessária. As coisas precisam se reinventar no meio do cenário atual.

A linha curatorial sempre buscou formar uma grade de curtas-metragens criativos, inovadores e de entretenimento, o que assegura um evento agradável a todos os públicos, destinando-se a todos que têm interesse em cinema, tanto na produção, quanto no consumo.

Em suas 4 edições atingiu, de forma inovadora, um grande público, contando com a presença de atores e produtores de prestígio, como o ator Hélio de la Peña, Francisco Gaspar, Teka Romualdo, Clélia Bessa, entre outros. Estiveram presentes também a equipe do Polo Audiovisual da Zona da Mata, incluindo o diretor César Piva e sempre contou com o apoio da mecenas Mônica Botelho.

O Festival de Cinema de Muriaé é uma importante forma de atuação cultural, valorizando e incentivando os talentos mineiros, a diversidade étnica, de gênero e de orientação sexual em suas relevantes produções cinematográficas, possibilitando, de forma gratuita, a democratização do acesso à cultura!

PARA EXIBIÇÃO NO 5º FESTIVAL DE CINEMA DE MURIAÉ

O produtor/diretor do filme, ao inscrever o citado para a seleção do Festival, está concordando com este regulamento e autorizando a sua exibição para um público aberto no site do festival, durante o período do evento.

Dúvidas? festcinemuriae@gmail.com

Site: festivaldemuriae.com.br

Instagram/facebook: festivaldemuriae