4º FESTIVAL DE CINEMA DE MURIAÉ

18 a 22 de novembro/2020

 

CINEMA
FLUXO DE
SONHOS

Inscrições: 10 de outubro a 10 de novembro
Selecionados: 14 de novembro
Festival: 18 a 21 de novembro, com os filmes disponíveis neste site

Live de Abertura: 19 novembro às 20h

Live de Premiação: 21 novembro às 20h

 Os links das lives serão disponibilizados neste site

 

O 4º FESTIVAL DE CINEMA DE MURIAÉ (4ºFCM) vem se consolidando como um importante acontecimento no audiovisual brasileiro. Por questões sanitárias, ele passou por uma reformulação para essa 4ª Edição, acontecendo de forma online e gratuita.

Todos os filmes concorrentes ficarão expostos no site durante os 5 dias de duração do evento, com exibição de curtas-metragens produzidos em todo o território nacional, além de workshops, que estarão disponíveis neste site durante o evento.

Todo nosso esforço será em manter as atividades culturais nesta época de isolamento social, levando ao público a força e beleza do cinema brasileiro.

 

Workshops

 Direção de Arte: um Olhar Cinematográfico

 

Workshop apresentado por Fernanda de Paula, sobre a direção e produção de arte do curta-metragem “Como Era Gostoso o Meu Príncipe”. Mostrará os cenários do filme, que são dentro de sua própria moradia, uma casa de vila em Muriaé-MG, que se transformou no set de filmagens do filme. Serão observados os elementos do cenário, luz, figurino e efeitos especiais no processo de realização audiovisual.

Na apresentação surgirão as imagens do curta, mostrando as cenas realizadas nos mesmos ambientes em que a apresentadora mostra os objetos caseiros, que se transformaram em objetos de arte.

O filme “Como Era Gostoso O Meu Príncipe” foi selecionado em diversos Festivais e teve seu roteiro premiado pelo MinC no Edital Carmen Santos de Cinema de Mulheres 2013.

 

“Como Era Gostoso O Meu Príncipe”: https://www.youtube.com/watch?v=kJ3AoCnzbc0

 

Revisitando Zeca Lifonso

Nesse Workshop o diretor Euler Luz revisita as locações usadas nas filmagens do curta-metragem “A Saga de Zeca Lifonso”, filmado em 2010 na Zona Rural de Angaturama e faz comentários sobre as dificuldades que tiveram e como superaram com a ajuda da equipe  técnica e discorrerá sobre o filme, que foi baseado em um conto do laureado escritor mineiro Olavo Romano.

Mostrará ainda as opções de enquadramentos, planos e iluminação, destacando sempre o papel colaborativo de uma boa equipe de profissionais. O diretor no decorrer do workshop explicará quais os principais técnicos foram envolvidos e suas respectivas funções em um set de filmagens.

A Saga de Zeca Lifonso foi um curta-metragem de muito sucesso. Assista o filme no link:

https://www.youtube.com/watch?v=tyR_rSdVbBE